quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Praga



Praga, capital da República Tcheca, também conhecida como Cidade das Cem Torres, Paris do Leste ou Praga Dourada, e cidade natal de Franz Kafka, a cidade é considerada uma das mais belas capitais da Europa devido à sua atmosfera melancólica, característica do Leste Europeu.
Atualmente a cidade passa por uma espécie de renascimento cultural, após ter sobrevivido às duas guerras do século e a queda do comunismo. O que não é difícil de ser percebido, uma vez que a cidade é repleta de artistas de rua que dividem a atenção com a bela arquitetura da cidade, representada pelas catedrais góticas, palácios barrocos e edifícios Art-Nouveau.
Eis que eu e minha fofíssima amiga Bruna Palone decidimos conhecer essa cidade maravilhosa.
As viagens aqui na Alemanha são sempre uma aventura e tanto, sobretudo se você é Au Pair. O fato de você ser Au Pair o leva a buscar maneiras econômicas de chegar ao seu destino, e claro, com nós nao poderia ter sido diferente.
Aqui na Europa existe um serviço chamado Mitfahrgelegenheit, com o qual você tem a possibilidade de encontrar outras pessoas com o mesmo destino que você dispostas a te dar uma caroninha até lá. Para usufruir desse serviço tão vantajoso, você precisa apenas pagar uma pequena taxa contribuindo para o abastecimento da gasolina. Ah, e antes que você pergunte: não, não é perigoso.
Chegamos em Praga tarde da noite, e o motorista teve a brilhante ideia de nos deixar em uma estação de trem totalmente desconhecida, em vez de ter nos deixado na estação principal da cidade.
Descemos do carro, o carro arrancou, e nos vimos em um país desconhecido e em meio a pessoas desconhecidas falando um idioma desconhecido. O nome da estação de trem era algo como Příměstských (tá, essa foi uma palavra escolhida aleatoriamente, mas é só pra você ter uma pequena noção desse traumatizante idioma). Tentamos nos comunicar em inglês e alemão com os tchecos, e adivinhem - nenhum dos idiomas era falado ali. Believe me, nem inglês eles falavam. Bruna e eu já estávamos quase enlouquecendo quando, para a nossa alegria, a nossa amiga tcheca que nos hospedaria (e felizmente falava alemão) nos telefonou.
"Hallo Süßen! Wo seit ihr?"
Err... Příměstských. Depois de meia hora tentando explicar o nome da estação (o que, devo lhe dizer, não foi fácil), ela e outra amiga tcheca foram nos buscar e fomos para sua casa.
Bem, a partir daí obviamente houveram outros contratempos, porém muitas novas descobertas e muito divertimento. Posto aqui algumas fotos dessa aventura pela Cidade das Cem Torres.



Nossas amadas guias Dominika e Michaela ;)


O que vemos acima é o Orloj, relógio astronômico medieval localizado (externamente) na prefeitura da cidade. O relógio é composto do mostrador astronômico (parte superior), da "Caminhada dos Apóstolos" e de um mostrador-calendário com medalhões representando os meses do ano.
A tal "Caminhada dos Apóstolos" (acima do mostrador astronômico) é um show mecânico apresentado a cada troca de hora com as figuras dos doze apóstolos.
O show nao é lá grandes coisas, mas a beleza do relógio compensa.


Com apenas 60m de altura, Petrínská Rozhledna é uma réplica da Torre Eiffel. Mais que uma "cópia fajuta" da torre parisiense, segundo os críticos, a torre tcheca nos proporciona uma incrível visão panorâmica da cidade. Deslumbrante!



Igreja de Týn



Monumento que representa a repressão comunista em Praga (Bruna e eu rindo na foto antes de saber o que significava, haha).



Igreja de São Vito


Castelo de Praga, a mais importante construção da cidade, foi fundada no século XI e atualmente serve como a residência presidencial, antigamente habitada pelos reis da Boêmia.


E não poderia faltar a maior boate da Europa Central. Com cinco andares, a Karlovy Lázně garantiu-nos uma noite divertidíssima em Praga. Né, Bru? ;)


2 comentários:

João Vitor disse...

Muitoo foda !!

A foto do mimimi xDDD

Você estava linda *-*

Ahhh e viu a moral, tenho uma igreja só minha em outro país !(Y)
Não que eu seja santo, mas ja tenho seguidores uu'

;*********

brunapalone disse...

MEUDEUS que post lindo! quase chorei lendo! ai vc é muito linda...ahauaha lembrei da gente perdida nao sabendo pegar trem! que faaaase hein:)
feijäo, te amo muito! näo vejo a hora de te ver!
muahhhhhzaooo!