segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Würstchen vs. Brezeln vs. Bier

Qual é a primeira coisa na qual você pensa quando alguém pede para você citar uma comida típica alemã?
Batatas, batatas e batatas. Ah, e batatas.
Pois não é bem assim.
Eu não sei como nem por quê, no sul do Brasil criamos um estrereótipo de que os alemães comem batata 25h por dia. Até usamos o termo "alemão batata" quando alguém realmente aparenta ser alemão. Até já ouvi falar em um filme com o nome "Alemão Batata - a saga da colonização alemã". Vê se pode. Se você tem a ideia fixa na cabeça que virá para cá e comerá batatas em todas refeições do dia, aquela batatinha assada deliciosa, sinto em decepcioná-lo.
Morei em três casas de família diferentes aqui, e acreditem, eu mal via batatas no cesto de legumes. Eu realmente não consigo entender esse estereótipo que temos no Brasil acerca da comida alemã.
Quando vim pra cá, descobri que eu não sabia nada a respeito da culinária germânica.
Vocês devem ter percebido que no título coloquei vários nomes esquisitos em alemão. E por que escrevi "vs." em vez de "e"? Porque a disputa é realmente acirrada em termos de consumo.


Acredito que as Wüstchen sejam o tipo de carne que predomina no país. Presentes em todos supermercados, açougues, padarias, restaurantes, eventos e comemorações, essas linguiças são a comida preferida de inúmeras crianças, jovens e adultos aqui na Alemanha.
Nós, brasileiros, estamos habituados a comer um suculento peru e/ou chester na ceia de Natal. Para acompanhar: arroz com passas, muita salada e salada de maionese. E é claro que não pode faltar o tradicional panettone de sobremesa. No entanto, o último Natal que passei não foi assim. Segue o cardápio da ceia: salada, salada de maionese e rstchen. Quando vi aquela tigela de würstchen na mesa, eu simplesmente achei que tivesse no filme errado. Já não basta todas refeições, lanches, absolutamente TUDO conter Würstchen e o povo ainda inventa de comer isso na ceia de Natal? Haja estômago pra tanta linguiça.


Sobre os Brezeln você já deve ter ouvido falar, principalmente se você mora no sul do Brasil. São aqueles pães que parecem ter o formato de dois braços entrelaçados.
Sua origem está relacionada às festividades dos povos celtas realizadas em todo início de primavera, quando o sol transita pela constelação de Áries(carneiro). O formato do pão representava os chifres do animal.
Entretanto, alguns afirmam que sua origem, datada do início dos anos
600, em algum lugar entre a França e a Itália, esteja relacionada a um monge que, enquanto brincava com pedaços de massa preparada para os pães daquele dia, deu-se conta que havia criado um pão semelhante a braços unidos para uma prece. Os monges do mosteiro acharam a criação muito interessante, e as três cavidades formadas passaram a representar a Santíssima Trindade. Decidiram produzir o pão em grande escala e distribuí-lo como recompensa para as crianças sempre que decorassem as passagens das Sagradas Escrituras que lhe eram dadas. Denominaram este salgado de Pretiola, palavra latina para designar uma pequena recompensa. As Pretiolas atravessaram as regiões vinícolas da França e da Itália, subiram os Alpes, passaram através da Áustria e cruzaram a Alemanha, onde se tornaram o conhecido Brezel.


É claro que eu não poderia deixar de falar da cerveja, não é?
Os alemães são os amantes mundiais da cerveja. Existem festas anuais dedicadas exclusivamente ao consumo dos mais variados tipos dessa bebida. A mais conhecida é a Oktoberfest, celebrada
em Munique nos meses de setembro e outubro todos os anos (Stuttgart também tem a sua versao da festividade, a Volksfest). A estimativa é que são consumidos, anualmente, 6 milhões de litros de cerveja na Oktoberfest.
Como se já não bastasse, existem também estabelecimentos exclusivos para o consumo de cerveja aqui na Alemanha. Conhecidos como Biergärten, esses terraços atraem inúmeros clientes diariamente com a proposta de as pessoas poderem levar sua própria comida para o estabelecimento e pagar apenas pela cerveja.
A variedade de cervejas na Alemanha é absurda: Kölsch(procedente de Köln), Altbier(cerveja escura muito madurada), Weißbier(cerveja branca), Berliner Weiße(procedente de Berlin), Rauchbier(cerveja típica de Frankfurt), Bockbier(cerveja escura forte), entre muitas outras. Entretanto, o mercado cervejeiro alemão é ainda um tanto quanto resguardado em relação aos demais. Isso devido a um tratado assinado em 1516 (Reinheitsgebot) por cervejeiros alemães que limitava a fabricação da cerveja a apenas alguns ingredientes.



Ufa. Era isso. Sobre as demais comidas consumidas aqui eu falo numa próxima vez ;)

Um comentário:

João Vitor disse...

Nunca relacionei a comida alemã com batatas, sempre com linguiça, salsichas e etc sauhsausau...Mas deve ser pq aqui tem festa todo ano, ai ja deu para ter uma noçãozinha.

Sobre os pães eu acho que ja comi, não estou lembrado =/

Sobre a cerveja, se um dia eu for ai...Eu tiro um dia só para beber cerveja... um não, dois, ou três uhasusauhasuh

Beijo beijo!!
=)